terça-feira, 1 de julho de 2014

St. Maarten & St. Martin: Holanda e França dividindo uma ilha caribenha + Anguilla

>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM/STMAARTEN (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<

Sint Maarten... Saint Martin... Provavelmente a primeira coisa que você vai pensar sobre esse destino é: COMO FALA ISSO??? rs

Sint Maarten, lado holandês, se diz sint mártin, e Saint Martin, lado francês, se diz sãn marrrtãn.

Por do sol maravilhoso em Maho Beach, St. Maarten

St. Maarten
e St. Martin ocupam uma ilha de 96km
² localizada no nordeste do mar do Caribe, próximo a Porto Rico. Trata-se do menor território contínuo governado por 2 países! Está dividida entre França (parte norte, conhecida como French Side / lado francês) e Países Baixos (parte sul, conhecida como Dutch Side / lado holandês). O mais legal é que você pode viajar para UM lugar e conhecer DOIS, cheios de encantos distintos (acredite, há muita diferença entre os dois lados!). Apesar da "divisa" estar bem marcada no mapa, a fronteira não passa de uma placa na calçada e você pode circular livremente entre os dois países. 


Mapa de St. Maarten & St. Martin
com os pontos principais que vou escrever aqui no blog já circulados
A fronteira entre os dois países | photo from crwflags.com

OS DOIS LADOS: FRANÇA X HOLANDA

O lado francês é francês MESMO: a placa dos carros é da União Européia, a moeda é Euro (apesar de que se você só tiver dólar americano, eles vão aceitar também), o idioma é o francês (mas se escuta de tudo, principalmente inglês) e são tantos bistrôs, patisseries e cafés pelas ruas de MARIGOT, capital do lado francês, que por alguns segundos você vai achar que está na Riviera Francesa (assim... Por ALGUNS segundos mesmo rsrs). Essa tamanha fidelidade à cultura da França se deve ao fato de que St. Martin faz mesmo PARTE da República Francesa. É uma das coletividades de ultramar da França (collectivité d'outre-mer française). 


MARIGOT - capital de St. Martin (lado francês) | photo from panoramio.com
Macarons parisienses na Boulangerie Sarafinas, em MARIGOT

Já o lado holandês não é exatamente uma Amsterdam:
tudo é bem agitado (cassinos, resorts...), a moeda utilizada é o dólar americano, apesar das oficiais serem o Florin e o Antillean Guilder (eu nem vi isso por lá!) e o idioma falado é o inglês (apesar do "oficial" ser o dutch). Até 2010, St. Maarten integrava as Antilhas Holandesas, sendo parte dos Países Baixos. Hoje, tem administração autônoma, é de fato um PAÍS, que faz parte do Reino da Holanda. O país tem as próprias placas dos carros, o próprio carimbo de imigração e a própria logomarca (sim, St. Maarten tem logomarca). A capital é PHILIPSBURG, pequenininha e bonitinha, cheia de lojinhas que só ficam abertas durante o DIA, quando os cruzeiros estão atracados no porto. Depois que os cruzeiros se vão, a cidade "morre". Por isso, programe sua visita à cidade para o turno da manhã / início da tarde. 

PHILIPSBURG - capital de St. Maarten (lado holandês)
Calçada beira-mar próximo à praia de Great Bay
PHILIPSBURG - capital de St. Maarten (lado holandês) - Front Street
(a cidade se resume praticamente a duas ruas: Front Street & Back Street)
Logo de St. Maarten (lado holandês)
Não importa de que lado você fique, você TEM que conhecer TUDO. Afinal, a ilha é minúscula! E praias lindas é o que não falta em ambos os lados. Por isso, o melhor a fazer é ALUGAR UM CARRO (andar de taxi lá sai bem caro) e percorrer a ilha toda, conhecendo todos os cantinhos, seja francês ou holandês. Todas as locadoras de automóveis conhecidas estão presentes lá (Avis, Dollar, Alamo e outras menores). Faça sua pesquisa pelo Kayak.com/cars.

COMO CHEGAR EM ST. MAARTEN & ST. MARTIN
O aeroporto internacional da ilha fica no lado holandês, e se chama Princess Juliana (SXM). 
Saindo do Brasil, você pode chegar em SXM mais facilmente de 3 maneiras:
1. Copa Airlines - com conexão no Panamá (inclusive você pode esticar a sua conexão no Panamá na ida e na volta quase SEM CUSTO - só pagar as novas taxas de embarque - e ficar uns diazinhos no país. Já escrevi sobre aqui sobre a Cidade do Panamá e sobre o Arquipélago de San Blas).
2. American Airlines - com conexão em Miami (lembre-se de que você vai precisar de visto americano para voar via Miami)
3. United Airlines - também com conexão em Miami (também há a necessidade de visto americano).

Brasileiros NÃO precisam de VISTO para entrar em St. Maarten / St. Martin. Apenas passaporte válido e certificado internacional de vacina contra febre amarela

QUANDO IR
A melhor época para ir é dezembro a maio, quando quase não chove. De julho a novembro é a famosa "temporada de furacões" no Caribe (com exceção de Aruba, Curaçao, Bonaire e Los Roques, que estão fora da rota). 

HOTÉIS
St. Maarten/St. Martin é mais um lugar que eu NÃO indico ficar em hotéis All Inclusive. A ilha oferece tantas opções de praias lindas! Aliás, o mais legal de se fazer lá é ir de carro cada dia para um lugar diferente. Se você tiver pago muito mais caro por um hotel com tudo incluído vai ficar até chateado por ter que pagar o almoço cada dia em um lugar diferente. E muitas vezes, até o jantar. Hotel All Inclusive em lugares assim acaba te prendendo. E St. Maarten/St. Martin é muito mais do que "a praia e o buffet do hotel". 

The Westin Dawn Beach Resort & Spa
Fica em St. Maarten, lado holandês, mas já pertinho da "fronteira" com a "França". É um hotel beeem grandão (nada de exclusividade) mas MUITO bonito e confortável. A praia à sua frente é bem linda. Fora do hotel há restaurantes também mas, como já falei, melhor ter o carro para ir a diferentes regiões. 


Piscina do hotel Westin Dawn Beach em St. Maarten

- Sonesta Great Bay

Eu gostei bastante desse hotel que fica em St. Maarten, lado holandês. As instalações são menores (nada como esses resorts gigantescos que estamos acostumados a ver no Caribe) mas tudo é bem bonitinho. A praia é simplesmente MARAVILHOSA, chamada Great Bay (uma das praias que mais gostei). E o hotel fica a poucos metros de Philipsburg, ideal para ir caminhando pela praia. Gostoso para passear durante o dia (não se esqueça de que no fim da tarde todas as lojas fecham, pois os cruzeiros vão embora). Não tem vida noturna ao redor deste hotel, mas em Simpson Bay, que está próximo, há alguns restaurantes. E de carro, fica fácil ir para qualquer outro lugar. 


Piscina e praia do Sonesta Great Bay, St. Maarten (lado holandês)
Que azul! Praia Great Bay, em frente ao hotel Sonesta Great Bay

- Sonesta Maho Beach
Esta é a dica de onde NÃO FICAR. O hotel fica na famosa praia dos aviões que passam raspando (St. Maarten, lado holandês). Talvez isso explica o fato do hotel custar muito mais caro do que deveria: turístico demais. Sonesta Maho Beach está velho, mal cuidado, os funcionários foram mal educados com a gente, a comida não é boa (aliás, este foi um all inclusive que me arrependi de ter pago), faltam opções de restaurantes no hotel e a "praia dos aviões" nem é muito bonita pra você ficar hospedada nela. Maho Beach vale uma ida para assistir aos aviões e tirar fotos e não uma hospedagem (pois a praia é apertadinha e uma hora você cansa do barulho). O mais legal de ter ficado neste hotel é que você pode usar as todas as instalações do Sonesta Great Bay (que escrevi acima e adorei), incluindo alimentação e bebidas, sem custo adicional. E também o fato de estar super próximo de Mullet Bay, uma praia LINDA.


Sonesta Maho Beach, St. Maarten - precisando urgente de melhorias! rs
Maho Beach (em frente ao Sonesta Maho Beach)
Apesar da água turquesa, a praia é apertadinha.
O atrativo são os aviões que passam raspando.
Maho Beach em um dia nublado

- RIU Palace St. Martin

Resort maravilhoso que fica no lado francês, St. Martin, em Anse Marcel. Fica próximo a uma reserva natural, tudo muito calmo e privativo. A localização é boa, pois de carro você pode ir facilmente a Grand Case (onde há a melhor vida noturna/restaurantes da ilha) e a outras praias lindas. Era o antigo Radisson Blu, que foi comprado pelo RIU. 


Piscina do RIU Palace St. Martin (antigo Radisson Blu)

- Belmond La Samanna 

O hotel mais chique da ilha. Luxo puro! rsrs. A praia e as instalações são de tirar o fôlego. Não é a toa que o preço da diária também é alto (a partir de 1.000 reais). Fica no lado francês, St. Martin. Se for viagem de lua de mel, eles prometem que vão fazer valer cada centavo. Você pode reservar este hotel pelo Visa Luxury Hotel Collection


La Samanna, St. Martin

COMES & BEBES


- Grand Case
O melhor lugar para se comer na ilha é o lado francês, principalmente no Grand Case, uma cidade pequenininha e charmosinha, praticamente de uma rua só, cheia de bons restaurantes. O gostoso é chegar lá, estacionar o carro, sair andando e parar para comer onde mais agradar. Se precisar de uma dica de lugar para comer: L'Auberge Gourmand. O típico também é comer nos lolôs, barraquinhas que vendem comida crioula. Grand Case é ótimo para almoçar e para jantar. 

- Sarafina
Na capital francesa Marigot, há uma boulangerie chamada Sarafina (já coloquei foto dos macarons dela aqui) que é uma delícia para tomar um bom café da manhã. Mas vá de MANHÃ mesmo, pois depois que os cruzeiros chegam, a fila vai até a calçada. 

- La Bamba
Para quem quer curtir uma noite bem caribenha e dançante, me indicaram ir ao La Bamba, que fica em Simpson Bay (lado holandês), por volta das 22h. Eu não conheci, mas fica a dica! ;)


PRAIAS E PASSEIOS (em St. Maarten, St Martin, Anguilla & St. Barths)
Agora sim, chegou a melhor parte de St. Maarten/St. Martin: PRAIAS. Se tem uma coisa que esse lugar tem de bonito, é isso. E ainda melhor: uma viagem a St. Maarten não inclui apenas as praias de lá! A ilha está super bem localizada em meio a taaaantos outros países/ilhas fantásticas que você pode ir conhecer viajando alguns minutos de barco. Demais! 

Lado Holandês
- Maho Bay 
Vou começar pelo lugar mais conhecido internacionalmente: Maho. A famosa praia vizinha do aeroporto que os aviões decolam e aterrizam quase raspando na areia. Vale a ida para tirar ótimas fotos e sentir aquele medinho! A praia em si é pequena e passar um dia inteeeeiro lá com os barulhos de avião não é o mais legal. Além da própria areia, há um barzinho na praia que você pode ir para tomar uma cerveja e assistir aos aviões (Sunset Bar & Grill). 

Assista abaixo o vídeo que fiz de um avião pousando:





- Great Bay

Essa praia no lado holandês é LINDA. Um mar turquesa de arder os olhos. E ainda fica coladinha em Philipsburg, ou seja, dá pra fazer um passeio na cidade (de DIA), fazer umas comprinhas e ainda voltar pra praia! rs. 

Falando em comprinhas, já tinha falado sobre as lojas de diamantes do Caribe no post de Aruba. St. Maarten também é O lugar para comprar as pedras preciosas. Sério, é MUITO mais barato do que no Brasil. Você vai ficar de queixo caído rsrs. Se estiver precisando comprar um presente nesse estilo... Enjoy! 


Eu e mamis em Great Bay, St. Maarten - que mar azul é esse?!

- Mullet Bay

Alguns dizem que essa é a praia mais linda da ilha, com águas calmas e transparentes e areia bem branquinha. É vizinha da Maho Beach, mas não tem tanta estrutura. Apenas um restaurante. Ou seja, é beeem mais calma do que as outras praias da ilha. 


Mullet Bay | photo from travel.usnews.com

Lado Francês

- Orient Beach (Baie Orientale)
É a praia mais agitada de toda a ilha, com bastante infra-estrutura. Há quem diga que a Orient é uma praia Miami Beach style. HAHAHA. Uma partezinha da Orient Beach é praia de nudismo. Mas se você não for procurar, você não vai achar. É bem escondidinho, fica no extremo sul da praia ;)


Orient Beach | photo from stmartinisland.org

- Pinel Island (Ilet Pinel)
Uma ilhotinha fofa que fica MUITO perto de St. Martin. Super rústica, virgem e mar excelente para snorkel. Dirija até French Cul-de-Sac. Deixe seu carro no estacionamento e pegue um "ferry", conhecido como barco Santoise (que sai a cada 30min das 10h às 16h e leva apenas 10min para chegar, custando aproximadamente US$6). 


Pinel Island, St. Martin | photo by Maria Eugenia Cerchi

Esticadinha para conhecer mais países :)


- ST. BARTH (Saint Barthélemy)
Quem nunca ouviu falar? St. Barth é o que está na moda hoje no Caribe. Um lugar de beleza que impressiona e muita sofisticação francesa. E ótimo para quem está em St. Martin, pois você pode ir de teco-teco pela Winair, um vôo de aprox. 10min. Ou se o medo for muito, vá de ferry-boat, que sai do porto de Marigot e leva cerca de 90min. Reserve com a empresa Voyager. Como só tinha um dia extra em St. Martin, decidi ir para Anguilla. Mas quero conhecer St. Barth em breve sem sombra de dúvida!! E aí escrevo mais aqui :)

- ANGUILLA
Anguilla... Ah, Anguilla! Deus estava MUITO inspirado quando fez esse lugar. Pra mim, Anguilla conseguiu superar a beleza de TODAS as praias que escrevi aqui. Juro, quando cheguei em Shoal Bay, a praia que fui na ilha, dei um suspiro e fiquei alguns minutos paralisada observando aquilo. Nem as fotos conseguem traduzir! UAU! 
"Anguilla is ranked number one world's best all around beaches." - The Travel Channel
Shoal Bay, em Anguilla

Anguilla é um MINI (sério, é muito pequeno)
território ultramarino britânico. Você já vê que o lugar é inglês assim que chega: uma imigração super séria, carimbo de passaporte e tudo mais. Mesmo para passar o dia. E eu só passei o dia

Fui com uma empresa bem certinha que se chamava Tour Anguilla, que buscava no hotel em St. Maarten, fazia a viagem de barco (apenas 25min) até Anguilla, levava de carro até Shoal Bay, a praia considerada uma das mais bonitas da ilha, e trazia de volta. Tinha almoço incluído, espreguiçadeiras e guarda-sol. Para quem tem vontade, Anguilla também tem lugar para nadar com golfinhos. A empresa Tour Anguilla também oferecia esse passeio, mas você pode negociar diretamente com a empresa Dolphin Discovery

Se você quiser ir por conta própria e ficar mais tempo (o que com certeza farei um dia), existem várias empresas de ferry-boat que fazem o trajeto St. Martin - Anguilla. Veja aqui uma lista delas. Anguilla merece, no mínimo, uns 3 dias inteiros. Até porque os hotéis são maravilhosos. Sonhe com alguns deles aqui

Passar um dia em Anguilla foi só pra dar aquele gostinho de quero mais!


Imigração de Anguilla
Carimbo no passaporte em Anguilla
Mesmo se for apenas passar o dia, NÃO ESQUEÇA SEU PASSAPORTE
Shoal Bay, Anguilla
Shoal Bay, Anguilla
Anguilla
Shoal Bay, Anguilla




Gostou? Espero que tenha amado e ficado com vontade de conhecer ou voltar para St. Maarten, St. Martin e Anguilla. Eu já to doida pra ir de novo!!!

Para escrever este post, utilizei minha própria experiência e também a opinião de amigos que estiveram lá recentemente, para ter informações ainda mais completas. Maria Eugenia Cerchi e Elise Curvo, obrigada :*

Obrigada pela sua visita, 

@lalarebelo_travelblog

>> Olá! Meu blog mudou de endereço. Acesse diretamente WWW.LALAREBELO.COM/STMAARTEN (clique aqui) para acessar os mesmos posts, só que mais atualizados e com mais informações. Dicas de novos destinos estão sendo postadas somente lá no LALAREBELO.COM. Te espero lá! Obrigada! <<

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvidas ou sugestões! :)